terça-feira, 26 de julho de 2011

Festejo em Honra a Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro - Vila Operária Teresina








Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Padroeira dos padres redentoristas)
 
                                      
Igreja da Vila Operária -Teresina-Piauí-Brasil 

A fé que modifica vidas A cada terça-feira, mais de 12 mil pessoas se deslocam até a igreja da Vila Operária

 
Um lugar onde inúmeras histórias se cruzam, aflições encontram amparo e problemas, solução. Assim pode ser definida a Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Paróquia de São José Operário, vila Operária, zona Norte de Teresina.


A novena acontece todas as terças-feiras, das 5h50 às 20h, sempre com a igreja lotada. Na última terça-feira (4), mesmo com todos os padres da paróquia em retiro espiritual e com a novena sendo celebrada por ministros da eucaristia, leigos, o número de fieis não diminuiu.


“Os padres fazem retiro uma vez ao ano, na vice-província redentorista de Fortaleza. No entanto, não há descontinuidade na programação da paróquia. As missas são celebradas por padres de outras paróquias e as novenas por ministros da eucaristia. O interessante é que a fé da comunidade não se altera, independente da presença dos padres. As pessoas vêm aqui pedir, agradecer, rezar, encontrar-se com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, comenta Francisco das Neves Oliveira, sacristão da paróquia de São José Operário há 15 anos.


De acordo com o sacristão, não é possível dizer com exatidão quantas pessoas frequentam semanalmente a novena: “Só sabemos que a igreja fica lotada em todos os horários. Cada um encontra, em meio a seus afazeres, um horário que contemple suas necessidades. A estimativa que fazemos é pelo número de hóstias distribuídas na comunhão: uma média de 12 mil a cada terça-feira. Mas isso não representa o número de frequentadores, já que muitas pessoas não participam da comunhão”, explica Francisco das Neves Oliveira.


Para garantir a segurança da igreja e dos fieis, a Paróquia de São José Operário possui nove câmeras de segurança, que acompanham toda a movimentação dentro e fora da igreja.


“A igreja foi alvo de furtos e vandalismo, por isso foi necessário instalar câmeras de segurança. Monitoramos todo o entorno da igreja e seu interior por meio desse equipamento e contamos com a ajuda da Polícia Militar, que faz o policiamento ostensivo nas imediações da paróquia, especialmente nos dias de maior movimento. Isso faz com que os fieis se sintam seguros para se concentrar nas orações e elevar seu pensamento a Deus. Ao mesmo tempo, protege a igreja de ações de pessoas mal intencionadas e vândalos”, considera Francisco das Neves Oliveira.


A secretária Luiza Alves dos Santos participa da novena assiduamente há um ano. Para ela, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a responsável pela melhora de vida de sua família.
“Fiz uma promessa para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ela não só me atendeu, como encheu de bênçãos a mim e a minha família. Hoje temos boa saúde, meu sobrinho de 17 anos passou no vestibular para Odontologia, tudo por intercessão de Nossa Senhora. Não falto às novenas, tenho muito a agradecer”, diz Luiza Alves dos Santos.


Sem se deixar fotografar, Luiza Alves dos Santos declara que percebe pequenos milagres em seu cotidiano: “A cada vez que venho à novena, minha fé aumenta. Peço a Deus que seja sempre assim: que ele aumente minha fé e mostre os caminhos por onde devo andar. É fácil perceber milagres em nosso dia a dia, basta ter vontade de enxergar. Sei que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está sempre olhando por mim, e é ela quem me mostra a solução para problemas, o alento para as dores, o consolo para as aflições e a alegria agradecida das vitórias”, completa.


O poder da oração em família
Josué e Ediane Lima são casados há oito anos e fizeram da Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro uma tradição familiar. Os dois vão juntos à igreja e acreditam que esse costume fortalece sua união conjugal.


“A gente faz tanta coisa durante o dia e sempre acha que não tem tempo para fazer tudo. Mas para Deus sempre deve haver um tempo. Fazemos questão de participar da novena, para rezar juntos, agradecer as graças recebidas e fortalecer a nossa caminhada. Frequentamos também missas e atividades religiosas em outras paróquias e procuramos fazer de nossas vidas um testemunho verdadeiro diante de Deus”, declara Ediane Lima.


Para Josué Lima, participar do novenário na Vila Operária é uma forma de estar mais próximo de Deus: “É muito bom ouvir a palavra de Deus, os ensinamentos de Cristo. O momento de oração é o instante em que paramos para agradecer tudo o que recebemos diariamente e para expor nossas aflições. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não desampara quem pede a ela com fé. Estar próximo da mãe de Jesus é estar também perto do filho. Acredito que a novena solidifica as bases da minha família e nos ajuda a refletir sobre nossas atitudes, pensamentos e palavras. É um encontro com Deus, com nosso interior e com os irmãos, a comunidade”, opina.


Sidney Gomes é garçom e participa da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro há 10 anos, sozinho ou em companhia da família. Para Sidney, a novena é feita especialmente para ele.
“Fico impressionado como a leitura dos textos bíblicos toca sempre um ponto sensível em nossa vida. É como se o celebrante soubesse o que estou passando naquele momento e falasse diretamente a mim. Isso mostra como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai abrindo os nossos caminhos e mostrando a solução para o que nos aflige”, considera Sidney Gomes.


Mas não basta pedir. É preciso merecer. Pelo menos essa é a opinião de Sidney Gomes: “Já pedi muitas coisas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ela sempre me atendeu. Não porque eu seja melhor que os outros, ou mereça mais, mas porque procuro estar sempre em sintonia com Deus. Estar na novena nos ensina a manter o coração bom, a fazer por merecer a graça que desejamos. Basta entrar na igreja e já me sinto melhor. É na novena que encontro soluções para problemas que julgava insolúveis. Eu posso até chegar aqui triste e desanimado, mas quando a novena termina, eu volto para casa renovado, com a confiança de que tudo dará certo. E dá mesmo”, conta.


O encontro da segurança Regina Sousa com o novenário a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aconteceu num momento de muita aflição. Regina e o marido tinham sofrido um acidente e ficaram feridos; o marido mais gravemente.


Regina Sousa então rogou à santa pela saúde de seu marido, pedindo que ele não ficasse com seqüelas e pudesse exercer sua profissão de operador de máquina pesada. O pedido foi atendido e desde então Regina Sousa frequenta a novena perpétua, sem faltar uma terça-feira.


“Já faz um ano e três meses que assumi o compromisso com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para estar aqui, nessa igreja, toda terça-feira. Quando sei que o dia será muito corrido, venho logo cedo. Do contrário, compareço no final da tarde, ou mesmo à noite, para fazer minhas orações e agradecer. O importante é que eu espero pelas terças-feiras com ansiedade, porque me sinto muito bem em participar da celebração da novena. Não importa se está muito calor, nem se ficarei sentada ou em pé. O importante é estar aqui, em comunhão com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


A segurança diz ainda que o novenário mudou sua forma de encarar a vida e a transformou para melhor: “Antes eu só queria saber de diversão e brigava muito com meu marido. Depois que passei a frequentar a novena, descobri que meu problema era falta de paz interior e Nossa Senhora me fez mudar muitas coisas que estavam erradas em mim. Foi ela quem abriu meus caminhos e me ajudou financeira e espiritualmente e na vida conjugal”, considera Regina Sousa.
Regina Sousa credita à Nossa Senhora ter conseguido fazer curso de capacitação em segurança patrimonial, bem como a conquista da paz em família.


“É impressionante: se estou estressada e venho à novena, saio bem melhor, dando o devido valor a tudo o que me acontece. Nos dias depois da novena, sempre acontecem coisas boas, como se fosse pra me lembrar permanentemente que Nossa Senhora não se esquece de mim. Hoje vivo bem com meu marido, conseguimos realizar o que almejamos e passei a valorizar o que realmente importa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fez de mim uma pessoa melhor, tenho certeza”, declara Regina Sousa.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CURSO DE EXTENSÃO DA ESCOLA CATEQUÉTICA


TEMA: Leitura Orante da Palavra de Deus na Catequese
FORMADOR: Pe Leomar
DATA: 26 E 27 DE JULHO
LOCAL: Auditório Paulo VI
Taxa: 10,00
INSCRIÇÕES: Livraria Paulinas e Paulo VI

FORANIA SUL II realizou Encontro de Jovens



Neste final de semana a FORANIA SUL II sob coordenação pastoral do Pe. Antônio Carlos Viana realizou o ENCONTRO DE JOVENS com o TEMA: JOVEM, IDE E ANUNCIAI, o encontro teve inicio na tarde do sábado 16 e término dia 17 ás 12h. No decorrer do evento os quase 150 jovens presentes das diversas paróquias que compõem a forania puderam participar de PALESTRAS, DINÂMICAS, DEBATES e PROPOSTAS para uma juventude discípula e missionária.
No inicio do encontro muita animação com os jovens da PASTORAL DA JUVENTUDE em seguida houve a primeira apresentação : PESPECTIVAS DA JUVENTUDE – Doc 85 CNBB apresentado por GIL FERREIRA NETO – PJ, em seguida aconteceu várias dinâmicas de interação e DANÇA CIRCULAR organizado pelo jovem pejoteiro Victor , logo após um momento de mística para apresentação da CAMPANHA NACIONAL da PASTOARAL DA JUVENTUDE – CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMINIO DE JOVENS, apresentada pela jovem pejoteira Thamiris Nayara – PJ. Após o termino os jovens representantes das paróquias se reuniram e cada paróquia recebeu um material com a formação temática 2011 para auxiliar na formação dos grupos de jovens, nos encontros e debates da juventude neste ano, o material foi organizado pela equipe da PJ comissão organizadora do encontro. Em seguida apresentaram a realidade da juventude de cada comunidade paroquial, efetivando um compromisso com a organização da mesma.
Contudo o encontro foi um momento de motivação aos jovens da forania e as lideranças que precisavam de uma motivação especial, fazendo com que cada um possa ouvir o envio de Jesus “IDE E ANUNCIAI”, e ainda a mensagem do santo Padre o Papa Bento XVI quando disse
“ Sedes voís mesmo pastores de outros jovens que andam por este mundo como ovelha sem pastor”.

EJC na JMJ


Olá coordenadores! Paz!
Está cada vez mais perto para a concretização do sonho das jovens que irão representar o calor expressivo da juventude, da Paróquia de Lourdes, em Madri. A viagem acontece de 10 a 24 de agosto e a capital da Espanha já espera quase 500 mil jovens sedentos do amor de Deus.
Continuemos a ajudar na chegada de Liana, Joyce e Ana Lívia, em Madri. As contribuições ainda podem ser feitas na conta disponível para doações, ou na secretaria da igreja. Além do mais, o EJC está promovendo uma manhã de lazer, no dia 31 de julho, no sítio Tia Valquíria,do casal Bené e Rejane, para arrecadação de lucros para a viagem. Nesse dia será realizado o sorteio de um climatizador portátil e uma cama de casal, no valor de R$5,00. O cupom do sorteio está sendo vendido na secretaria da igreja, com o grupo dos 5 do EJC e do ECC, e após as missas do sábado e do domingo.
O Encontro de Jovens com Cristo convida toda a comunidade paroquial a participar deste evento.
Faça parte deste sonho!
Contamos com todos vocês!

Conta:
Banco do Brasil
Agência: 3178X
Conta: 28.152-2

COMIDI da Arquidiocese de Teresina promoverá estudo do Material da Campanha Missionária de 2011.


“A Igreja é, por sua natureza, Missionária, visto que tem sua origem, segundo o desígnio de Deus- Pai, na Missão do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Ad Gentes 2 )
Acreditando nesta verdade o Conselho Missionário Diocesano da Arquidiocese de Teresina promoverá dia 13 de Agosto de 2011 Das 14h às 17hs no Centro Pastoral Paulo VI, o estudo do Material da Campanha Missionária de 2011, que este ano trás como Tema Missão e Ecologia. A Campanha Missionária é animada pelas Pontifícias Obras Missionárias – POM em parceria com a Comissão Episcopal para a Amazônia – CNBB. Todo material utilizado na CM já está disponível no COMIDI.
Segundo o Secretário Nacional Da Infância e Adolescência Missionária Pe. André Luiz de Negreiros, o Objetivo da Campanha Missionária Missão e Ecologia “é continuar a conscientização ecológica alargando os horizontes para todo o mundo, pois este sempre será o objetivo principal da Campanha Missionária. O mundo é a nossa paróquia e as gerações futuras dependerão de nossa resposta para que o mesmo continue sendo respeitado”.
No estudo iremos retomar todo o contexto histórico do dia mundial das missões, sua origem, finalidade, Sugerir propostas para animar o mês missionário e todo o material da CM deste ano abaixo especificados:
1. O Cartaz da Campanha Missionária.
2. O livrinho com uma Novena Missionária, acompanhada
de um DVD com testemunhos missionários.
3. Folhetos com Orações dos Fiéis para os quatro domingos de outubro.
4. A Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões. Neste ano contemplado no livro da Novena
5. Oração Missionária
6. O envelope para a oferta pessoal em prol das
Missões da Igreja no mundo inteiro.
Contamos com representantes vindos das paróquias de nossa Arquidiocese para que juntos possamos fortalecer, animar e reavivar o ardor missionário abrindo os horizontes da missão aqui e além-fronteiras...
SEJAM TODOS BEM VINDOS!
“Anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, é obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar” (1Cor 9,16). A esta oferta está associada à formação e vivências missionárias, por meio de orações e sacrifícios oferecidos pelas Missões, como também com a entrega pessoal como missionário, por determinado período
ou “ad vitam” (por toda a vida).


UNIDOS EM ORAÇÃO – SECRETARIADO DO COMIDI

Hino da Padroeira da Arquidiocese de Tereina L:Dom Pedro Brito Guimarães.

1.Mãe das Dores de Jesus aos pés da cruz
Vosso Filho fez-nos esta doação:
“Mãe querida ,eis  aqui os vossos filhos ,
Meus irmãos ,eis aqui a nossa Mãe”.
Pra vivermos para sempre em comunhão
Porque vós sois a nossa santa padroeira
A vida inteira aqui desta Catedral
Encheis de vida e de fé esta cidade
nossa senhora ,virgem mãe da soledade.
2.Mãe das dores do meu povo ,eu me comovo
Toda vez que entroa aqui neste lugar
E contemplo vossa face tão serena
Sem palavras eu começo a meditar
Que bonito quando a gente sabe amar!
Porque vós sois a nossa santa padroeira
A vida inteira aqui desta Catedral
Encheis de vida e de fé esta cidade
nossa senhora ,virgem mãe da soledade
3.Mãe das Dores desta vida ,as feridas
Que provocam dor em vosso coração,
São a imagem da igreja do Senhor
Sofredora ,oferente em oração
Mãe e filhos condividem a mesma dor.
Porque vós sois a nossa santa padroeira
A vida inteira aqui desta Catedral
Encheis de vida e de fé esta cidade
nossa senhora ,virgem mãe da soledade
4.Mãe do servo sofredor e salvador
Nesta festa delouvor e de alegria
Que o manto de ternura e compaixão
Enxugando  nosso pranto dia a dia
Nos dê força acalento e proteção. 

Homenagem ao primeiro Arcebispo Piauiense,série especial mostra origem humilde de Dom Pedro Brito Guimarães


Dom Pedro,tambem ja fez varias outras musicas para a igreja inclusive o hino da Padroeira Da Arquidiocese De Teresina
Eu Matheus Nunes pedi esse vídeo a tv Cidade Verde,emissora de Teresina Piauí
o vídeo só foi exibido dia 14 de julho de 2011 em todos os jornais da emissora.

Homenagem ao primeiro Arcebispo Piauiense série especial mostra o momento que Arcebispo Dom Pedro Brito recebe Pálio no Vaticano.

Eu Matheus Nunes pedi esse vídeo a tv Cidade Verde,emissora de Teresina Piauí
o vídeo só foi exibido dia 14 de julho de 2011 em todos os jornais da emissora.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Festa no Carmelo de Teresina -Dia de Nossa Srª Do Carmo

Como a postagem anterior dia de Nossa Srª Do Carmo foi dia 16 de julho em Teresina há o Carmelo de Santa Teresa D'avila e São João Da Cruz  que foi fundado pelo nosso querido Arcebispo Emérito Dom Miguel Fenelon Câmara e carmelo vem da palavra carmo pois nossa senhora entregou o seu escapulário para um monje desde daí foi sendo fundado Carmelo's  em diversos lugares aqui em teresina foi feito o triduo em comemoração a nossa senhora confira as fotos e vídeos do Carmelo de Teresina em diversas momentos como :
 Através das fotos que eu possuo fiz esse vídeo para homenagear as freiras do Carmelo de Santa Teresa D'avila e São João Da Cruz a faixa musical de "VIRGEM LUMINOSA" e de autoria das monjas carmelitas de teresina desejo que todos gostem