quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Calendário de Atividades da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Das Dores.

Dia 22/02-Aniversário de Dedicação da Igreja Catedral de Nossa Senhora Das Dores:Missa as 17:00
Dia 22/02-4ªFeira de Cinzas,dia de Jejum e abstinência:Missa ás 06:30 e ás 18:00
Dia 23/02-Reunião do Conselho de Assuntos Econômicos :19:30 na Casa Paroquial
Dia24/02-Encontro com os Setores da Missão :ás 19:30 na Casa Paroquial
Formação Litúrgica da Paróquia
Tema:Celebração Eucarística
Que liturgia?
"Litúrgia é cume para o qual tende à ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força" (SC.n.10
Dia 25/02-Formação Liturgica ,das 15:00hs as 17:00hs Na igreja Catedral de N.Srª Das Dores
Dia 26/03-Formação Liturgica ,das 09:00hs as 12:00hs Na igreja Catedral de N.Srª Das Dores
Dia 1º/03-Formação sobreIniciação á vida Cristã ás 19:30 no Centro Paroquial
Dia 11/03 –Feijoada do ECC
De 27/02 a 02/03 o Clero Teresinense estarão em Retiro espiritual em Crato no Ceará.

A Arquidiocese De Teresina em Festa!

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho
 Novo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Teresina



O Administrador Arquidiocesano o Padre Tony Batista anunciou nesta manhã de Quarta feira 22/02/12 no Palácio Episcopal Localizado na Av.Frei Serafim que temos um Novo Arcebispo Dom Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que é bispo de Crateús-CE desde 1998. Seu lema é “Senhor por tua palavra lançarei as redes” Lc 5,5.

A posse de nosso Novo Arcebispo será realizado Na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores  no dia 06 de maio as 19:00horas contando com seminaristas o clero diocesano ,os arcebispos eméritos Dom Celso José e Dom Miguel Fenelon  e o Pároco Mons.Amadeu Matias
 
O padre Tony Batista, administrador diocesano, está no cargo desde agosto do ano passado, quando o Bispo Dom Sérgio da Rocha foi transferido para Brasília. O padre deus as boas-vindas ao escolhido por meio de uma carta distribuída à imprensa.

“Dom Jacinto é preparado, simples e que tem uma forte identidade com a realidade do povo piauiense, porque é nordestino como nós. Foi uma excelente escolha”, afirmou Padre Tony Batista ao fazer o anúncio.


 
O novo arcebispo é natural de Bacabal (MA). “Dom Jacinto é muito conhecido e respeitado na comunidade católica, já tendo participado de eventos e atividades religiosas em Teresina”, afirmou Padre Lauro, que trabalha no setor de comunicação da Diocese de Teresina.

Também estavam presentes os bispos de Picos, Dom Plínio Luz; Oeiras e Floriano, Dom Juarez; Parnaíba, Dom Alfredo; Campo Maior, Dom Eduardo e os arcebispos eméritos de Teresina, Dom Miguel e Dom Celso Luís.

O arcebispo pode ficar na função até os 75 anos. 

Veja a seguir a Nota de Boas Vindas a Dom Jacinto Furtadao de Brito Sobrinho.

Observando a nossa caminhada percebemos o quanto Deus tem sido bondoso para com a Igreja de Teresina. Sempre Ele tem nos mandado pastores solícitos, bons, generosos, competentes e, sobretudo, homens de Deus, dedicados ao nosso povo.

Ainda sentimos a presença marcante de Dom Sérgio da Rocha, nosso último Arcebispo que foi transferido para a Sede de Brasília. Temos muitas saudades dele!

Hoje, contudo, o Senhor voltou o seu olhar para nós e nos mandou o novo Arcebispo. Estamos contentes, radiantes, esperançosos e, sobretudo, gratos a Deus por nos mandar aquele que vem nos confirmar na fé e animar a nossa caminhada rumo ao Reino Definitivo.

Seja bem vindo, senhor Arcebispo, Dom Jacinto. Nós o acolhemos com a mesma ternura que acolhemos nossos pastores anteriores. Estamos felizes pela escolha do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Agradecemos a Deus por nos ter mandado o senhor como nosso pastor e guia. Estamos de braços e corações abertos para acolher o senhor como nosso Arcebispo. Conte conosco, com os padres, religiosos e leigos valentes e trabalhadores, missionários e dedicados, simples, porém apaixonados por Cristo e a sua Igreja. Não mediremos esforços para ajuda-lo na missão evangelizadora nesta Igreja de Teresina.

Agradecemos ao senhor, Dom Jacinto, pela disponibilidade em aceitar mais este chamado do Senhor. Se o senhor diz que vem logo, desde agora somos felizes!

O senhor vai encontrar uma “Igreja que por graça de Deus e na força do Espírito, é rica de dons e de carismas, em operosidade evangélica e em amor pelos pobres e esquecidos”. Uma Igreja que está a serviço da vida e da esperança, que promove o bem e a verdade, que dialoga com o nosso povo e que assume o rosto missionário de Jesus, o Salvador.

Certamente que o senhor encontrará também dificuldades. Somos tão humanos como em qualquer outra Igreja, mas dispostos a viver a unidade e a colaborar com o senhor, no seu pastoreio. Conte conosco, senhor Arcebispo, e seja bem vindo à nossa amada Igreja de Teresina.

Teresina, 22 de fevereiro de 2012


Pe. Tony Batista
Administrador Diocesano








9º Aniversário de Dedicação da Igreja Catedral de N.Srª Das Dores


“Porque vós sois a nossa santa padroeira
A vida inteira aqui desta Catedral
Encheis de vida e de fé esta cidade
nossa senhora ,virgem mãe da soledade”.

Hoje é aniversário de dedicação de Nossa Igreja Catedral de Nossa Senhora Das Dores  a igreja mãe da Arquidiocese de Teresina .A catedral de Teresina Completa hoje 9 Anos de dedicação Será celebrada uma missa em ação de graças as 17:00 na Igreja Catedral e as 18:00 será celebrada a missa de cinzas como de costume todo ano logo depois do carnaval dando inicio a quaresma que antecedem os dias da páscoa.

 
Origem da Arquidiocese de Teresina

A Igreja do Estado do Piauí dependeu diretamente da Arquidiocese de São Luís do Maranhão por muitos e muitos anos. No ano de 1901, o Papa Leão XIII erigiu a Diocese do Piauí, separando-a da Diocese de São Luís do Maranhão, e constituindo como Catedral a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Seguem trechos dos 3 documentos relativos a isso.

Por nossa própria vontade e pleno conhecimento, e pela plenitude do poder Apostólico, elevamos e constituímos, com a autoridade apostólica, a cidade chamada Teresina, que é a capital e a principal de toda a região do chamado estado civil do Piauí, ao grau de cidade episcopal. E assim fruirá de todos e cada um dos direitos, honras e prerrogativas de que fruem, aproveitam e gozam as outras cidades distintas por uma sé episcopal na República do Brasil. Ademais, elevamos e erigimos à dignidade e estado de catedral a Igreja paroquial dedicada em honra de Nossa Senhora das Dores, existente na mesma cidade de Teresina, para que também, mantida a invocação original, frua de todos os direitos, privilégios e honras de que gozam as outras igrejas catedrais na República do Brasil. E instituímos e erigimos com a mesma autoridade e para sempre a sé, a cátedra e a dignidade episcopais para um Bispo que será o Bispo do Piauí, que presida no Senhor esta igreja, cidade e diocese, bem como o seu clero e o seu povo.

(Leão XIII, Supremum catholicam Ecclesiam, 20/02/1901)
 A Igreja de Nossa Senhora das Dores foi o segundo templo da cidade, tendo sua pedra fundamental sido lançada em 25 de março de 1865; sendo fundada em 1867 e inaugurada, após uma reconstrução, em 1871. Iniciada como uma capela, pelo Pe. Manoel Mamede, foi ampliada posteriormente por Dom Severino Vieira de Melo, o primeiro arcebispo, cujo corpo está enterrado no presbitério.
Foi elevada a Catedral em 1901, com a ereção da Diocese do Piauí.
Sua Dedicação foi realizada por Dom Celso José Pinto da Silva, quando Arcebispo, em 20 de fevereiro de 2003.