domingo, 3 de junho de 2012

Caminhada da Fraternidade

Serviços Beneficiários

•Lar da Fraternidade
Lar da Fraternidade, criado em 1995, é uma  casa de apoio aos portadores de HIV/AIDS (Lar da Fraternidade) que atende atualmente 280 pacientes (homens, mulheres, crianças), internos ou em acompanhamento. O Lar da Fraternidade tem o objetivo de amparar no amor de Deus, portadores de HIV/AIDS, independente de credo religioso, excluídos pela família e caracterizadamente carentes, oferecendo melhoria na qualidade de vida, através de moradia digna, alimentação equilibrada com acompanhamento dietoterápico, assistência médico-farmacêutica, assistência sócio-pscológica, enfermagem, atividade física, lazer, assistência espiritual cristã e o que é mais importante a reinserção familiar do portador.
O Lar da Fraternidade é mantido, principalmente, através dos recursos da Caminhada da Fraternidade.  Com a Caminhada da Fraternidade é possível manter a estrutura do Lar em pleno funcionamento com a aquisição dos alimentos necessários; pagamento de funcionários; pagamento de contas como água, luz, telefone, gás de cozinha; aquisição de combustível e manutenção do transporte; compra de vale transporte para pacientes; entre outros benefícios.
Endereço: Rua Goiás, 731 – Ilhotas Fone: (86)3221 –2230 vejas algumas fotos
•Lar de Misericórdia
O Lar de Misericórdia, inaugurado em dezembro de 1996, surgiu com o propósito de abrigar pessoas carentes que vêm em busca de tratamento de saúde em Teresina. O Lar possui infra-estrutura para acomodação dos doentes, bem como dos seus acompanhantes.
Administrado por casais do movimento de Encontro de Casais de Teresina. Neste local os pacientes têm alimentação saudável, além de auxílio para os encaminhamentos necessários no momento da realização do tratamento. Normalmente, cada paciente da ASA (Ação Social Arquidiocesana) fica cerca de 30 dias no Lar, mas tudo depende da enfermidade e do nível de complexidade do tratamento. Alimentação é mantida através de doações e parcerias da ASA com a comunidade.
Com os recursos da Caminhada da Fraternidade foi possível a ampliação dos atendimentos no Lar de Misericórdia. Somente em 2004, o Lar recebeu 211 pacientes e 120 acompanhantes que receberam todo o atendimento necessário para o tratamento de suas enfermidades. Também foi possível a reforma da Capela; aquisição de eletrodomésticos e móveis; e manutenção da alimentação e do veículo para transporte dos pacientes. Outro fato importante foi o considerável aumento de número de visitas e de  doações após a divulgação do Lar de Misericórdia nas ações da Caminhada da Fraternidade.
Endereço:  Av. Dom Severino, 2451 Bairro de Fátima. Fone: (86) 32324868. vejas algumas fotos
•Centro Maria Imaculada
O Centro Maria Imaculada de Reabilitação de Hansenianos desenvolve um trabalho de fundamental importância no processo de reabilitação do portador desta enfermidade, buscando além da cura, o fim do preconceito, através de informações eficazes e de uma ação solidária e de valorização da pessoa humana. Com infra-estrutura completa de atendimento, o Centro conta com laboratório de análise, centro cirúrgico, farmácia, sala de curativos, salas e ginásio de fisioterapia, odontologia e outros espaços destinados ao atendimento.
Possui uma sapataria especializada em calçados artesanais com palmilhas fabricadas com material próprio para o uso exclusivo dos hansenianos. Também faz adaptações em sapatos e pequenos consertos.  A Caminhada da Fraternidade deu um novo ânimo aos serviços do Centro, pois com os recursos destinados à Casa foi possível a reforma da sede, incluindo o Centro Cirúrgico; a aquisição de aparelhos de fisioterapia; além do auxílio financeiro constante para a manutenção de seus serviços.
Endereço: Rua 19 de novembro, 4370 – Real Copagre Fone: (86) 3225 – 1766 vejas algumas fotos
•Projeto Periferia
 O Projeto Periferia, mantido pela Ação Social Arquidiocesana, com 17 anos de atuação junto às regiões mais carentes de Teresina, desenvolvendo ações de promoção e garantia da proteção integral de crianças e de adolescentes em suas próprias comunidades.
O projeto atende atualmente 38 comunidades na zona urbana e rural de Teresina e a mais de  4. 264 crianças e adolescentes, desenvolvendo ações na linha de atividades complementares à escola formal, em turnos contrários ao horário da escola formal, buscando reduzir a evasão escolar e a repetência, através da ação direta do setor pedagógico.  Além do reforço escolar, baseado no método construtivista, são oferecidos ainda  Programa alimentar; Acompanhamento social, psicopedagógico e psicológico à criança e ao adolescente, extensivo à família; monitoramento da freqüência e do desempenho escolar; e atividades complementares, como dança, teatro, capoeira, etc. O Projeto Periferia atua também em 11 creches, atendendo a 486 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos.
A Caminhada da Fraternidade é de fundamental importância para o Projeto Periferia, pois através de seus recursos são garantidos os mecanismos para a manutenção dos 38 centros da periferia de Teresina.     
Endereço: Av. Frei Serafim, 3200. Centro Pastoral Paulo VI  - Fone: (86)3222 2051
•Casa Frederico Ozanan
A Casa Frederico Ozanan é uma entidade de caráter beneficente e de assistência social, sem fim lucrativo. Seu objetivo principal é amparar pessoas idosas, proporcionando-lhes uma vida digna.  O abrigo tem capacidade para 44 idosos. Eles recebem assistência médica, material e espiritual, lazer e serviço funeral. A assistência médica é prestada através dos serviços de médicos voluntários, que semanalmente comparecem à Casa, além de atendimento em seus consultórios. 
Os recursos da Caminhada da Fraternidade permitiram a ampliação das instalações da Casa Frederico Ozanan com a construção de um pavilhão para fisioterapia e aquisição de aparelhos para o mesmo; construção de um salão de beleza, que auxilia na elevação da auto-estima dos idosos; e construção de uma lavanderia mais ampla e aquisição de novas máquinas de lavar roupa.
Endereço: Rua Des. Pires de Castro, 2137/N - Primavera, Fone: (6) 3223-0018

Caminhada da Fraternidade - História



A Caminhada da Fraternidade nasceu no ano de 1995 como um dos gestos concretos na Arquidiocese de Teresina da Campanha da Fraternidade da CNBB sobre os excluídos, com o tema “A Fraternidade e os Excluídos” e como lema: “Eras tu, Senhor?”.  O serviço no Lar da Fraternidade provocou a abertura de novos horizontes, pois já não era mais possível combater a discriminação apenas entre quatro paredes. O desafio exigia ousadia. Era preciso fazer com que a sociedade reconhecesse a imagem de Cristo na face do excluído.
Concebida como uma ação em solidariedade às pessoas vítimas do vírus HIV e do preconceito que passaram a ser acolhidas pelo Lar da Fraternidade, um espaço de vivência que presta atendimento especializado a pessoas portadoras do vírus Hiv/Aids, excluídas pela família ou reconhecidamente carentes, buscando colaborar com o aumento da auto-estima e com a reabilitação social e familiar dos internos(as).  
A Caminhada da Fraternidade nasceu para dizer não ao preconceito e durante muitos anos reuniu milhares de pessoas nas principais ruas de Teresina em nome da solidariedade aos irmãos vítimas da Aids. Porém, com o crescimento do momento solidário, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) fez com que a Caminhada da Fraternidade abraçasse outras causas e outras pessoas também carentes da solidariedade humana.
E a ASA acreditou na força da fé e aceitou o desafio de ousar ainda mais multiplicando seus esforços de mobilização, através do engajamento de todos os seus programas, projetos e serviços, nessa construção de uma Cultura de Vida, orquestrada nas ruas pela batida dos corações de mais de 60 mil pessoas, movidas por uma atitude de pleno amor.
Em todas as suas edições, a Caminhada da Fraternidade simbolizou um desfile de cidadania, que além de recursos financeiros para a manutenção dos diversos serviços, programas e projetos de nossa ASA, fortalecem o compromisso ético e a opção preferencial, intransferíveis, pela Vida, expresso do começo ao fim da Caminhada. Isso nos motivou a ousar e partilhar, contribuindo com ações de outras entidades, reconhecidamente sérias, que como nós optaram por levar aqueles que sofrem, vida e vida em abundância.

Caminhada da Fraternidade

.
Reelembre todas as camisas da caminhada da FraternidadeA Caminhada da Fraternidade vai para o seu 16ª ano, e cada um deles um tema e camisa diferentes. Confira abaixo todas as camisas e acessórios das 15 Caminhadas realizadas.
Vamos viajar um pouco nas edições anteriores...
1 edição d acaminhada da Fraternidade
  







 As camisas deste anos estão sendo vendidas nas pároquias de Teresina.
O dinheiro arrecadado destas camisas são doados todos os anos para instituição de caridades como:
Casa Frederico Ozanam,Centro Maria Imaculada,Lar de Miséricordia,Lar da Fraternidade,Projeto Perifeira,
A Caminhada da Fraternidade ocorrerá este ano no dia 10 de junho com a celebração da Santa Missa ás 07:00 no Adro da Igreja de São Benedito e em seguida o Pe.Tony Batista conduzirá a caminhada até o Balão da UFPI onde o Arcebispo Arquidiocesano Metropolitano dará a bênção final e terá apresentações de Bandas locais.
Maiores esclarecimentos procure a sua pároquia ou a Igreja de fárima localizada no abirro de fátima.
Fonte:http://www.caminhadadafraternidade.org.br e Arquidiocese de Teresina




sábado, 2 de junho de 2012

Trezena de Santo Antonio na Igreja de São Bendeito


Missa de Abertura do mês do Sagrado Coração de Jesus




Aconteceu na tarde de ontem na Igreja Nossa Senhora das Dores, adoração ao Santíssimo Sacramento com exposição do Santíssimo e benção do Santíssimo Sacramento. Os fiéis compareceram em branco e vermelho para  adoraração; momento de maior valor, único, do amor do Pai para seu filho e do filho para seu Pai. 
A missa foi  celebrada por Padre Amadeu Matias o qual diz que a Igreja quando acolhe a devoção do Sagrado Coração de Jesus está proclamando que Jesus é humano, que ele é Deus o qual assumiu a condição humana para viver a  meio de nós numa condição de pecado nos colocando numa situação tão pequinez diante de Deus. Qual é o nosso sentimneto? é sentimento de arrependimento mas há esperança e Jesus nos faz dígnos de sermos filhos e filhas de Deus.
Devemos reconhecer que somos carente de Jesus e Jesus se compadece de nós, ele nos conhece, nos renova, restaura, ele sabe o que pensamos no silêncio do coração. Esta experiência do amor de Jesus manifestada no Sagrado Coração de Jesus nos envolve na sua compaixão. Assim devemos amar como Jesus amou e continuarmos no nosso amor mesmo que não sejamos amado (a), reconhecer o nosso pecado e pedir perdão, para que nos unamos a Jesus e rezemos por aqueles que não O amam.
Sobre a figueira ele faz uma pergunta  qual é o problema  da figueira se não era época da figueira dar frutos? Ele se referia ao templo pois não encontrou frutos. Jesus experimenta a morte mas resnasce para o nosso bem.
É o que estamos fazendo hoje, São Justino amigo do Platão filósofo, mas ao encontrar Jesus estava diante da verdade imutável, Justino escreveu alguma coisa sobre a fé e se entregou a Cristo.
O zelador, (a) que cuida pelo o Sagrado Coração de Jesus que Jesus que receba as graças  de Deus e que Jesus  receba o louvor de vossos corações.

Coroação de Nossa senhora


Ontem,  às 17:00, dia 31 de maio 2012, houve a devoção de coroação de Nossa Senhora, com a presença do Padre  Carlos celebrante da missa, as crianças e todo povo de Deus.
Na Igreja  N.S.das Dores
Padre Carlos
Catecumenas e o coroinha Matheus Nunes Coreografo da Coroação de Nossa Senhora

Arraiá dos Paroquianos da Catedral


Mês de Junho Mês de dedicação ao Sagrado Coração de Jesus


Apostolado Da Oração da Catedral de Nossa Senhora Das Dores está crescendo cada vez mais com ajuda do Sagrado Coração de Jesus .
A missa de Corpus Christi será realizada no Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores ás 14:00 sendo presedida por nosso Arcebispo Arquidiocesano Metropolitano Dom Jacinto Furtado de Brito sobrinho.
em seguida com o termino da celebração da Santa Missa o Santissimo Sacramento será Transladado pelo Interior da Praça até o Carro onde em seguida irá para Igreja São Benedeito onde faremos uma pequena Adoração ao Senhor Eucarístico,iremos fazer os louvores as orações especiais e o Arcebispo dará a Bênção Final.

Solenidade da Santissima Trindade - 03 de Junho


As três pessoas da Santíssima Trindade estabelecem uma comunhão e união perfeita, formando um só Deus, e constituem um perfeito modelo transcendente para as relações interpessoais. Elas possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, sabedoria, poder, bondade e santidade, mas, em algumas vezes, certas atividades são mais reconhecidas em uma pessoa do que em outra. As funções, as suas principais atividades desempenhadas e o seu modo de operar está registrado nas Sagradas Escrituras e claramente resumido no Credo Niceno-Constantinopolitano, o credo oficial de muitas denominações cristãs.
  • Pai – Não foi criado nem gerado. É o "princípio e o fim, princípio sem princípio" da vida e está em absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo. Foi o Pai que enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para salvar-nos da morte espiritual, pelo sacrifício vicário. Isto revela o amor infinito de Deus sobre os homens e o não-abandono aos seus filhos adoptivos. O Pai, a primeira pessoa da Trindade, é considerado como o pai eterno e perfeito. É atribuído a esta pessoa divina a criação do mundo.
  • Filho – Eterno como o pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) a Ele. Não foi criado pelo Pai, mas gerado na eternidadade da substância do Pai. Encarnou-se em Jesus de Nazaré, assumindo assim a natureza humana. O Filho, a segunda pessoa da Trindade, é considerado como o Filho Eterno (Filho sob a ótica humana no sentido de que se tornando homem, deixou sua divindade, tornando-se totalmente dependente de Deus), com todas as perfeições divinas: a Ele é atribuída a redenção (salvação) do mundo.
  • Espírito Santo – Não foi criado nem gerado. Esta pessoa divina personaliza o Amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Agostinho. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes. Habita nos corações dos fiéis e estabelece entre estes e Jesus uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo. O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, é considerado como o puro nexo de amor. Atribui-se a esta pessoa divina a santificação da Igreja e do mundo com os seus dons.
  • O Dogma da Santíssima TrindadeA Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Paiatribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.

    Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

    Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.

Quem irá presidir a santa missa na igreja Catedral será Mons. Amadeu Matias pois Dom Jacinto estará na igreja de Fátima - A missa será como de costume as 18:00 na Catedral de Nossa Senhora Das Dores

1ª Missa de Dom Jacinto na Catedral


1ª Missa de Dom Jacinto na Catedral
Igreja N.S.das Dores
20 de maio 2012 - 18:00h
 Teresina - Piauí

Muitos  fieis compareceram  à Catedral para a celebração da santa missa de  Ascenssão do Senhor aos céus, ascenssão que foi bem enfatizada pelo o Arcebispo Jacinto de Brito que diz que Jesus subiu aos céus e nos deixou uma grande missão de continuarmos na evangelização. Logo logo, veja video da homilia.
Na ocasião foi tirada muitas fotos as quais serão postada... veja algumas



Pentecostes


Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".

No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.
Quem é o Espírito Santo?

O Prometido por Jesus: "[...] ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito, que procede do Pai e do Filho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho [...]" (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Os dons do Espírito Santo:

A ASCENSÇÃO DO SENHOR


A Ascensão do Senhor
(7º Domingo de Páscoa -A-, 12-Maio-2002)

O acontecimento
Esta solenidade foi transferida para o 7º  domingo  Páscoa desde seu dia originário, a quinta-feira da 6º semana de Páscoa, quando se cumprem os quarenta dias depois da ressurreição, conforme o relato de São Lucas em seu Evangelho e nos Atos dos Apóstolos; mas continua conservando o simbolismo da quarentena: como o Povo de Deus esteve quarenta dias em seu Êxodo do deserto até chegar à terra prometida, assim Jesus cumpre seu Êxodo pascal em quarenta dias de aparições e ensinamentos até ir ao Pai. A Ascensão é um momento mais do único mistério pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo, e expressa sobretudo a dimensão de exaltação e glorificação da natureza humana de Jesus como contraponto à humilhação padecida na paixão, morte e sepultamento.
Ao contemplar a ascensão de seu Senhor à glória do Pai, os discípulos ficaram assombrados, porque não entendiam as Escrituras antes do dom do Espírito, e olhavam para o alto. Aparecem dois homens vestidos de branco, é uma teofania, a mesma dos dois homens que Lucas descreve no sepulcro  (24,4). Neles a Igreja Mãe judaico-cristã via acertadamente a forma simbólica da divina presença do Pai, que são Cristo e o Espírito. As palavras dos dois homens são fundamentais: Galileus, o que fazeis aí plantados olhando para o céu? O próprio Jesus que vos deixou para subir ao céu, voltará como vistes marchar (Atos 1,11). Em um excesso de amor semelhante ao que o levou ao sacrifício, o Senhor voltará para tomar os seus e para estar com eles para sempre; e se mostrará como imagem perfeita de Deus, como ícone transformante por obra do Espírito, para nos tornar semelhantes a ele, para contemplá-lo tal como ele é  (1 João 3,1-12). Contemplando na liturgia o  ícone do Senhor – sobretudo na  Eucaristia - intuomos o rosto de Deus tal como é e como o veremos  eternamente. E o invocamos para que venha agora e sempre.
No relato deste mistério segundo o Evangelho de São Mateus (28,19-20), o Senho envia os discípulos a proclamar e realizare a salvação, segungo o triplo mistério da Igreja: pastoral, litúrgico e magisterial: Ide e fezei discípulos de todos os povos (pelo anúncio profético e o governo pastoral, formando e desenvolvendo a vida da Igreja), batizando-so em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo (aplicando-lhes a salvação, introduzindo sacramentalmente na Igreja); e ensinando-os a guardar tudo o que vos mandei (mediante o magistério apostólico e a vida na caridade, o grande mandamento). O Plano de Deus está sendo cumprido, e a salvação, anunciada primeiro a Israel, é proclamada a todos os povos. Nesta obra de conversão universal, por longa e laboriosa que possa ser, o Ressuscitado estará vivo e operante em meio dos seus: E sabei que eu estou convosco todos os dias até o final dos tempos.
O mistério
A leitura apostólica que a Igreja propõe interpreta perfeitamente o acontecimento da Ascensão do Senhor, adentrando-nos no mistério do ressuscitado no santuário celeste. Agora podemos dizer com o canto do Santo que os céus e a terra estão cheios da glória de Deus (Em Isaías 6,3 só se nomeava a terra). Agora, com a ascensão da humanidade do Filho de Deus, comemorada no mistério litúrgico, sobre a qual repousa a glória do Pai, adorada pelos anjos, também nós somos unidos pela graça a este eterno louvor, no céu e na terra. Estamos no penúltimo momento do mistério pascal, antes da doação do Espírito Santo ao se completarem os cinqüenta dias, o Pentecostes.
A vida cristã
As oraçõs desta solenidade pedem que permaneçamos fiéis à dupla condição da vida cristã, orientada simultaneamente às realidades temporais e às eternas. Esta é a vida na Igreja , comprometida na ação e constante na contemplação. Porque Cristo, levantado no alto sobre a terra, atraiu para si todos os homens; ressuscitando dentre os mortos enviu seu Espírito vivificador sobre seus discípulos e por ele constituiu seu Corpo que é a Igreja, como sacramento universal de salvação; estando sentado à direito do Pai, sem cessar atua no mundo para conduzir os homens à sua Igreja e por Ela uni-los assim mais estreitamente e, alimentando-os com seu próprio Corpo e Sangue, torná-los partícipes de sua vida gloriosa. Instruídos pela fé sobre o sentido de nossa vida temporal, ao mesmo tempo, com a esperança dos bens futuros,  realizamos a obra que o Padre nos confiou no mundo e lavramos nossa salvação (Vaticano II, Lumen gentium 48).

Preparativos para a missa de posse de Dom Jacinto


O pároco Mons. Amadeu passou a tarde de sábado e a manhã de domingo juntamente com o E.J.C ,E.C.C com amigos coroinhas familiares equipe de liturgia segurança tudo preparando para grande missa de posse de dom Jacinto.
Embaixo vemos algumas fotos da chegada de dom Jacinto