terça-feira, 31 de julho de 2012

Festejos de Nossa Senhora do Amparo - Padroeira de Teresina

"Vossa Igreja Centenária com as torres elevadas para os céus. Representam o vosso povo mãos erguidas em louvores para Deus... "

Novenário de Nossa Senhora do Amparo - Padroeira Primaz da Capital de Teresina
Festejos de 07 a 15 de Agosto na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo com celebração eucaristica as 19:00 horas..
Leiam a Motivação dos Festejos de Nossa Senhora do Amparo - elaborada por Pe.José de Pinho - Paróco da Igreja Primaz de Teresina
 Carissimos irmãos e irmãs a Arquidiocese de Teresina juntamente coma a Paróquia Matriz e Primaz de Teresina- Nossa Senhora Do Amparo tem a honra de convidar você e sua família para os festejos de Nossa Sra. Do Amparo- Padroeira de Teresina os festejos serão realizados na Igreja  primaz localizada no centro de nossa capital a Praça da Bandeira .
Os festejos serão realizados entre os dias de 07 á 16 de agosto- Padre José de pinho lembra também a todos pela sua homilia no XIV do Domingo do tempo comum que também estão com a continuação dos serviços de restauração e de adaptações litúrgicas na Igreja Matrix, Vamos Participar e homenagear nossa Mãe a Virgem do Amparo nestes dias:
A programação dos festejos segue abaixo como anexado:
 Eis anexado a distribuição das Noites dos festejos na Igreja Primaz de Teresina- N.Sra.do Amparo.
Material da divulgação cedido pelo Padre José de Pinho Borges filho - Pároco da Igreja Do Amparo.
Fonte Matheus Nunes

terça-feira, 24 de julho de 2012

CONFERÊNCIA EPISCOPAL PARAGUAIA se pronuncia sobre Fernando Lugo


Fernando Lugo.





















ASSUNÇÃO, 25 Jun. 12 / 11:48 am (ACI)

Na Sexta-feira 22 de junho, o Senado do Paraguai destituiu Fernando Lugo do cargo de Presidente da Nação "por mau desempenho de suas funções", logo que no dia 15 do mês um choque entre policiais e camponeses deixou um saldo de 17 mortos. Segundo o jornal “A Folha de São Paulo”, Dom Claudio Giménez, presidente da conferência episcopal paraguaia aprova o processo que tirou o ex-bispo do poder.

No episódio que culminou com a saída de Fernando Lugo, seis policiais e onze camponeses morreram durante o desalojamento de uma propriedade rural no nordeste do Paraguai, o que provocou a renúncia do ministro do Interior, Carlos Filizzola, e do comandante da Polícia Nacional, Paulino Rojas.

Lugo tentou acalmar a crise política através de uma comissão investigadora, mas isto não evitou que a Câmara de Deputados aprovasse o início de um processo de julgamento político por sua responsabilidade no enfrentamento entre policiais e camponeses. O Senado, encarregado de realizar o julgamento, convocou a sessão extraordinária. Logo do debate decidiu retirar Fernando Lugo do cargo de Presidente da República.

No dia anterior, a Conferência Episcopal Paraguaia havia publicado um comunicado chamando "os líderes políticos, as organizações sociais, os sindicatos e a cidadania a manter a calma, a serenidade e a evitar todo tipo de enfrentamentos e de violência que ponham em risco a integridade e a vida das pessoas".

Segundo informou a Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 25 de junho, o Presidente da Conferência Episcopal do Paraguai, Dom Claudio Giménez, aprova o processo que tirou o ex-bispo do poder como também disse considerar o ex-presidente culpado pelas mortes dos 17 policiais e camponeses no enfrentamento do dia 15.

Dom Claudio Gimenez disse que "normalmente, quando uma empresa tem falhas, o gerente é o responsável final. Então acredito que, nesse sentido, se a segurança falha, o Poder Executivo é o último responsável".

"Não há nenhuma dúvida de que se atuou conforme a Constituição nacional. É claro que o procedimento é algo a ser melhorado no futuro, e a Constituição teria que ser mudada, porque ela não fixa prazos exatos para o processo de julgamento político," afirmou Dom Gimenez.

Para o Bispo de Cacupé, o processo de impeachment se deu "de forma muito rápida" --em pouco mais de 30 horas-- e poderiam ter sido ampliados os prazos para que a defesa de Lugo se preparasse. Mas, segundo relata a “Folha”, ele discorda que tenha havido um golpe de Estado. Ele lembra que vários países como os EUA, Alemanha e Espanha já reconheceram o novo governo.

"Pouco a pouco, os países da região vão ter que ir aceitando também, em especial o Brasil", disse.

Durante seu mandato, Lugo manteve uma relação delicada com a igreja, agravada pelos escândalos de paternidade relacionados à época em que ainda era sacerdote. Devido à tensão política no país, revela a Folha de S. Paulo, Dom Giménez chegou a pedir pessoalmente a Lugo que renunciasse.

"Ele recusou e preferiu seguir adiante. Então foi retirado." Lugo "teve boas intenções em seu governo, mas não conseguiu avançar". "Acredito que os outros seguirão os passos que propuseram, sobretudo na área social. Não pode haver retrocesso", disse o religioso nas declarações reunidas pelo jornal brasileiro.

Perdeu o estado clerical

Vale recordar que, em 30 de julho de 2008, a Santa Sé anunciou a perda do estado clerical do ex-bispo e então Presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo. Por isso sua destituição deste cargo por parte do Congresso isso não significa que Lugo retomará os trabalhos de um pastor da Igreja, como especularam alguns meios de imprensa.

No comunicado de 2008, assinado pelo então Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Rè, informou-se que Lugo –Bispo Emérito de San Pedro-, tinha solicitado no dia 18 de dezembro de 2006 "a perda do estado clerical para apresentar-se como candidato nas eleições para a Presidência da República do Paraguai".

"A Santa Sé, depois de ter tentado dissuadir Dom Fernando Lugo para que não se apresentasse como candidato à Presidência da República, suspendeu-o do exercício do ministério sacerdotal", indicou o texto.

Do mesmo modo, advertiu que o cargo "de Presidente da República do Paraguai não é compatível com as obrigações do ministério episcopal nem do estado clerical".

Por isso, logo depois de um cuidadoso exame, o Papa Bento XVI concedeu a Lugo a "perda do estado clerical, com a conseguinte perda dos direitos inerentes ao mesmo, dispensando-o ao mesmo tempo dos votos religiosos feitos na Sociedade do Verbo Divino, da obrigação do celibato e das demais obrigações que o estado clerical comporta".

Ao finalizar o comunicado, a Nunciatura no Paraguai confirmou então que "a atuação eclesiástica no caso do Sr. Fernando Lugo deveu-se exclusivamente a razões canônicas e pastorais".

Fonte: Discipulado Beato João Paulo II

LANÇAMENTO: Vaticano divulga documento sobre a promoção vocacional para o ministério sacerdotal


VATICANO, 25 Jun. 12 / 02:33 pm (ACI)



Hoje pela manhã foi apresentado na Santa Sé o documento "Orientações pastorais para a promoção das vocações ao ministério sacerdotal", que assinala que o testemunho coerente e feliz dos presbíteros é um dos requisitos necessários para que mais jovens se sintam atraídos à vocação sacerdotal.



Na apresentação participaram o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, junto de Dom Jean-Louis Brugués e Dom Angelo Vincenzo Zani, secretário e subsecretário deste dicasterio respectivamente.



O Cardeal Grocholewski afirmou que "o cuidado das vocações ao sacerdócio, é um desafio permanente para a Igreja". Nesse sentido, o documento, que consta de três partes, examina a situação atual das vocações e a pastoral encarregada delas, analisa a identidade do ministério sacerdotal e propõe sugestões para a animação pastoral das vocações.



A primeira parte assinala que a diminuição demográfica e a crise da família, a difusão da mentalidade secularizada, assim como as difíceis condições de vida e do ministério do sacerdote, são razões que contrastam a pastoral vocacional, evidentes, sobre tudo nas Igrejas de antiga tradição cristã do Ocidente:



"Considerando estas dificuldades se enumeram as condições necessárias para que a graça do chamado encontre um terreno fértil na Igreja e na abertura dos jovens à vocação sacerdotal: encontrar um terreno fecundo de vida cristã na comunidade eclesiástica; a função insubstituível da oração; o valor da pastoral integrada; um novo impulso de evangelização e missão; o papel central da família; o testemunho coerente e feliz dos presbíteros; a eficácia educativa das experiências de voluntariado; o valor das escolas e universidades", assinalou o Cardeal.



Por sua parte, Dom Bruguès advertiu de "a tendência a uma transformação progressiva do sacerdócio em profissão ou ofício" que pode acompanhar a "periculosidade do ativismo exasperado; o crescente individualismo que, com não pouca frequencia, encerra o sacerdote em uma solidão negativa e deprimente; a confusão de funções na Igreja que se determina quando se perde o sentido da diferença de competências e de responsabilidades e não se conjuga os esforços para a colaboração na única missão confiada ao Povo de Deus". 



Diante do quadro, o bispo recordou que a vocação ao sacerdócio se emoldura "no âmbito do diálogo de amor entre Deus e o ser humano", que embora igual ao da vocação à vida cristã, "assume os traços característicos da chamada a uma relação típica, estável e muito exigente com Jesus mesmo, modelo único do sacerdócio do Novo Testamento".



"Esta relação, nova e específica com Jesus, faz entrar em chamado em uma relação igualmente nova e específica com a comunidade cristã", afirmou.



O documento assinala que para uma adequada formação sacerdotal é necessária "uma prolongada experiência de vida comunitária para evitar novas formas de clericalismo, situações de centralizações pastorais inoportunas, serviços pastorais em part-time, escolhas ministeriais ajustadas às necessidades individuais, incapazes duma visão de conjunto e de unidade da comunidade.".



Do mesmo modo, o documento indica que "a integração e a maturação afetiva são uma meta necessária para saber acolher a graça do Sacramento”. 



“Sem dúvida, a vida de cada sacerdote e de todo o presbitério diocesano, capaz de forjar a imagem ideal do sacerdote e as condições do seu ministério na vida ordinária também através da sua visibilidade, favorece o caminho de crescimento do chamamento à vocação presbiteral”, afirma o texto.



“Os exemplos de sacerdotes, venerados como santos, contribuem muito ao encorajamento e à generosidade dos “vocacionados””, recorda ainda a guia de orientações.



Ao final da apresentação, Dom Zani indicou que este documento reitera "que o campo fecundo da semente vocacional é uma comunidade cristã que escuta a Palavra, reza com a liturgia e testemunha a caridade".


O texto, indicou o prelado, "dirige a toda a Igreja um chamado a reatar com confiança seu compromisso educativo para a acolhida do chamado de Deus ao ministério sacerdotal, que ainda hoje devemos considerar difundido por sua Providência, e adequado às necessidades eclesiásticas e da evangelização do mundo".

Fonte :Discipulado Beato João Paulo II

terça-feira, 17 de julho de 2012

Homenagem de uma amiga ....

Homenagem feita pela a amiga Priscila Sousa ... uma futura irmã Carmelita...
Priscilla uma menina calma extovertida amiga legal querida descolada ....

Orai pela minha vocação Sacerdotal


Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem.
Senhor se essa e minha vocação me mostra o caminho certo.!
Orai Irmãos e Irmãs pela a minha vocação sacerdotal,que eu não me desapegue do Senhor e nem saia deste caminho,que eu sempre continue firme na fé e na caridade.

Momento de Oração - Espiritualidade.


Missa em Honra a Nossa Senhora do Carmo - Padroeira do Carmelo

Maria ,Regina Mundi,
Maria , Mater Eclesiae
Tibi assumus
Tui memores,vigilamus,vigilamus...

Salve Nossa Senhora Rainha do Monte Carmelo - Nossa Senhora do Carmo
Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Senhor Muito Obrigado por esse dia Maravilhoso que o senhor nos deu neste dia tão especial ,dia de sua mãe a Senhora do Carmo ...

Maravilhoso dia no Carmelo de Santa Tereza d'ávila e São João da Cruz no angelim logo ao amanhecer as 7:00hrs a capela do mosteiro já estava repleto de fiéis para celebrar juntamente com nossas irmãs carmelitas e nosso arcebispo Dom Jacinto...
ás 08 horas as cortinas do coro da capela se abriram e demos início a Santa Missa com Padre Jonilson Torres Padre Wellistony Viana (Capelão do Carmelo) Padre Adão Cruz ,Padre Anchieta e Dom Jacinto... após a Santa Missa fomos comprimentar as irmãs no Locutório,isso encontrei muitos conhecidos na Santa Missa como a madrinha dos coroinhas da Catedral de Teresina Cristiane Mendes Também encontrei meu Irmão Caio Jose Leitao passei a missa inteira tirando fotos para as irmãs que logo mais publicarei no meu face... após padre Wellistony levou alguns coroinhas do carmelo junto eu de intruso com minha amiga Alice kkkkk para a casa de seu pai...
Descemos uma ladeira .....(AI QUE FRIO NA BARRIGA).... Polyanna so nas gargalhadas dentro do carro de Padre Wellistony depois voltamos ao Carmelo onde almocei com as vocacionadas ao Carmelo Alice Almeida e Andrea Patricia Sousa Santos... depois fomos desncanssar no Locutório ( mas quem disse que eu calei a boca kkkk passei a hora do silencio conversando com alice e andreia kkkkk) depois ajudamos nossa querida e amada Irmã Tereza Maria a colocar as cadeiras para dentro da clausura (Nossa que sensação Maravilhosa foi uma sensação que não tem comentarios) ficamos maravilhados e depois ficamos no locutório falando de nosso carmelo querido
logo após fomos lanchar com irmã josefina e fomos rezar o terço da misericórdia... Rezamos na intenção especialmente de Maria Clara e de Victor Emanuel ... Também rezei o Santo Terço na intenção de 1 ano de Namoro de Katarine Alves e Rafael Lacerda.
Depois tive que ir ao médico me despedi as pressas das irmãs e de minha amiga alice e de Andreia sair mas estou realizado por esse Dia no Carmelo de Santa Tereza d'ávila e de São João da Cruz.
Como Dom Jacinto falou "Matheus és igual Deus está em todo lugar" o "fã número 1 das irmãs Carmelitas" - depois dessa ganhei o dia...!

Nossa Senhora do Carmo Protegei todos os seus filhos Carmelitas e todos os que clamam o seu clamor junto de Deus Pai..



Confiram as fotos da Santa Missa no convento das irmãs Carmelitas.