sábado, 4 de agosto de 2012

A Arquidiocese de Teresina divulga resultado do 10º Concurso de Reportagem "Dom Avelar Brandão Vilela"



A Arquidiocese de Teresina divulgou, nesta quinta-feira(02), o resultado do 10º Concurso de Reportagem "Dom Avelar Brandão Vilela" que premia as melhores reportagens sobre a Caminhada da Fraternidade.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá nesta sexta-feira(03), às 19 horas, no Centro Pastoral Paulo VI.


 

10º CONCURSO DE REPORTAGEM “DOM AVELAR BRANDÃO VILELA”

 

JORNAL

Meio Norte

Matéria: “É bonita, é bonita e é bonita”

Repórter: Dowglas Lima Barbosa Sousa

 

PORTAL DE NOTÍCIA

180 Graus

Matéria: “Padre Tony agradece e diz que é ato de amor, confiança e carinho”

Repórteres: Apoliana Oliveira e Jhone Sousa

 

TV

Clube

Matéria: “A grande corrente solidária”

Equipe de reportagem: Aline Moreira (repórter) e José Mendes (cinegrafista)

 

REVISTA

Revista Cidade Verde

Matéria: “Os passos de uma fraterna caminhada”

Repórteres: Caroline Oliveira e Raoni Barbosa

 

FOTOGRAFIA

Publicadas no Jornal Meio Norte

Matéria: “É bonita, é bonita e é bonita”

Fotógrafo: José Alves Ferreira Filho

 

Informações: Cidade Verde

Dia do Padre e comemorado em homenagem a São João Maria Vianney.




O Dia do Padre é comemorado em 04 de agosto, em homenagem a São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, o vigário nasceu no ano de 1786 num pequeno povoado francês chamado Ars.
No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia.
Mesmo com a desconfiança de seus superiores, São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal.
Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis.
No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos.
São João Maria Vianney morreu aos 73 anos, em 4 de agosto de 1859.
Antes de ser canonizado, pelo Papa Pio XI, a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.

Dom Jacinto Furtado,Dom Juarez Castro,Mons.Amadeu Matias,Padre Carlos Vagner,Padre José de Pinho,Padre Antonio Cruz,Padre Ronald Carvalho- Meus Parabéns Nesse dia Tão especial em vossas vidas...
Dom Jacinto Furtado nosso Arcebispo
Dom Juarez Castro - Arcebispo de Oeiras

Mons.Amadeu Matias-Pároco da Catedral
Padre José de Pinho- Pároco da Igreja do Amparo

Mons.Luis Soares-Vigário Geral -Catedral
Padre. Carlos Wagner

Padre Antonio Cruz.

Frei Ricardo Regis-Frade Capuchinho


Padre Ronal Carvalho - O padre da Juventude

Salve São João Maria Vianney-Patrono dos Sacerdotes


João Maria Batista Vianney nasceu em 08 de maio de 1786, no norte de Lion, na França. Gostava de freqüentar a Igreja e desde a infância dizia que desejava ser um sacerdote. Ele só foi para a escola na adolescência. Foi quando se alfabetizou e aprendeu a ler francês. Para seguir a vida religiosa, teve que enfrentar muita oposição de seu pai. Mas com a ajuda do pároco, aos vinte anos de idade, ele foi para o seminário, mas sofreu muito pela falta de preparação intelectual.

João era considerado um rude camponês, que não tinha inteligência suficiente para acompanhar os companheiros nos estudos. Entretanto, era um verdadeiro exemplo de obediência, caridade, piedade e perseverança na fé em Cristo.

Foi ordenado sacerdote em 1815, mas com um impedimento: não poderia ser confessor. Não era considerado capaz de guiar consciências. Porém, para Deus ele era um homem extraordinário e João tornou-se um dos mais famosos e competentes confessores que a Igreja já teve.

Foi designado vigário na cidade de Ars-sur-Formans, cidade de apenas duzentos e trinta habitantes, famosa pela violência de seus moradores. João Vianney encontrou a igreja vazia e os bares lotados. Treze anos depois, com seu exemplo e postura caridosa ele conseguiu mudar aquela triste realidade. O povo trocou os bares pela igreja. Todos queriam ouvir os conselhos daquele homem que eles consideravam um santo.

João Maria vivia em profunda penitência e caridade com os pobres. Muitos acorriam para paróquia de Ars, com um só objetivo: ver o Cura e, acima de tudo, confessar-se com ele. Morreu serenamente, consumido pela fadiga em 1859, aos setenta e três anos de idade. São João Maria Batista Vianney foi proclamado pela Igreja padroeiro dos sacerdotes.

Reflexão:

Os caminhos de Deus são mesmo surpreendentes. Considerado um fracasso pelos homens, João Maria tornou-se um dos maiores exemplos de caridade e presença de Deus. Foi um excelente conselheiro espiritual e guia de consciências. Hoje aprendemos que não devemos julgar as pessaos pela aparência. A graça de Deus age onde menos imaginamos.

Oração:

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Maria Vianney anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo nosso Senhor. Amém.