domingo, 7 de agosto de 2011

Dom Sérgio toma posse da arquidiocese de Brasília com grande festa

Sob forte salva de palmas e em meio a muitas faixas, O Arcebispo Dom Sérgio da Rocha  foi recebido na Catedral Metropolitana de Brasília, onde tomou posse hoje, pela manhã, em uma celebração solene.

Cerca de 4 mil pessoas,  entre elas, a mãe do novo Arcebispo, Dona Aparecida da Rocha e alguns familiares, participaram da cerimônia que durou cerca de 3 horas.

Estiveram presentes também, comitivas de São Carlos, Fortaleza e Teresina, onde o religioso exerceu o ministério sacerdotal e foi bispo auxiliar e arcebispo, respectivamente, além das autoridades religiosas, civis e militares.

Antes de iniciar a celebração, na Sacristia, em um rito fechado, foram apresentados documentos apostólicos da nomeação de D. Sérgio, por Bento XVI, como Arcebispo de Brasília ao Colégio dos Consultores, onde esteve presente também o Chanceler da Cúria, Edmilson Aires.

Em seguida, deu-se início a celebração eucarística com a procissão de entrada pela Catedral, onde passaram 30 bispos e mais de 130 padres.

Dentre os ritos de posse já previstos, aconteceu a leitura, publicamente, da Bula Apostólica de nomeação, isto é, a carta da Santa Sé, dando posse canônica da Arquidiocese de Brasíliia a Dom Sérgio da Rocha, e a entrega do Báculo pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, ao nosso novo arcebispo.

Emocionado, Dom Sérgio, que tem como lema episcopal: "Omnia in Charitate" (1Cor 16,14), "Em tudo, a caridade", disse estar muito alegre e ressaltou que "o novo arcebispo vem para ser o servidor do Evangelho de Cristo."

Em sua homilia, fez menção ao saudoso, Dom José Newton de Almeida Baptista, Cardeal Dom José Freire Falcão e a Dom João Braz de Aviz, seus antecessores. Dom Sérgio fez também um agradecimento especial a Dom Waldemar Passini, bispo auxiliar de Goiânia, que esteve a frente da Arquidiocese, como Administrador Apostólico, desde o mês de fevereiro, quando Dom João Braz de Aviz assumiu a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano.

Ao final da missa, Dom Sérgio permaneceu na Catedral para receber os cumprimentos de todos os interessados.


Fica Senhor sempre com ele !


Os TERESINENSES e PIAUIENSES te amam Dom Sérgio da Rocha !


FICA COM DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário