segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ARCEBISPO METROPOLITANO DE TERESINA VISITA DIOCESE DE OEIRAS


O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito visita a diocese de Oeiras, acompanhado do Pe. Toni Batista pároco de Nossa Senhora de Fátima, e presidiu a Missa novena no domingo (12) de Nossa Senhora da Vitória na catedral e na manhã desta segunda (13) reuniu-se com o bispo Dom Juarez, padres da diocese, religiosas e coordenadores das pastorais diocesanas na residência episcopal, no intuito de conhecer mais de perto a realidade da diocese no sentido estrutural, bem como as questões de ordem social em meio a grande estiagem que assola a região.
          Em sua homilia no domingo(12) no adro da catedral, Dom Jacinto destacou a importância de cada cristão alimentar-se do Pão vivo que desceu do céu, Jesus Cristo, para caminhar com coragem exercendo a missão por Deus confiada, disse ainda que a presença da figura paterna é de suma importância no seio da família, pois transmite segurança e ternura. “Jesus fez doação de si mesmo para que ao nos alimentarmos do seu corpo e do seu sangue, possamos nos doar aos outros”, enfatizou o arcebispo.
          A missa novena foi marcada por muita emoção. Dom Juarez, bispo diocesano fez as honras com discurso de boas vindas e ao final da celebração crianças da catequese fizeram uma homenagem a Dom Jacinto com o hino da catedral e em seguida entregaram-lhe uma lembrança em nome da diocese e do povo de Oeiras. Em retribuição pelo gesto de carinho o arcebispo doou cestas básicas para a diocese que fará distribuição entre os mais carentes em vista da seca que é uma grande preocupação da Igreja.
          Durante a reunião que aconteceu nesta manhã, Dom Juarez apresentou o panorama da diocese no sentido estrutural e pastoral, bem como a realidade social de fome, miséria e migração forçada, agravada com a seca. Dom Jacinto mostrou-se muito preocupado com a realidade de abandono e descaso do poder público, relatado pelo Pe. João de Deus e demais participantes que discutiram a inoperância dos poderes constituídos e de soluções para atenuar e resolver os problemas ocasionados pela estiagem.
          Ficou estabelecido que os bispos do Piauí, que formam o NE 4, farão reivindicação junto aos Governos Federal e Estadual para que soluções e medidas sejam aplicadas em caráter de urgência. E a diocese realizará seminários e encontros como o de lavradores e jovens da roça, com a participação da sociedade civil, de jovens do campo, agricultores, instituições, universitários e autoridades, estabelecendo metas de combate a seca e promovendo discussões sobre a importância da consciência política e de homens e mulheres politizados, como agentes de transformação.
          Dom Jacinto em sua primeira visita pastoral a diocese pode sentir os anseios do povo de Deus, e como um bom pastor, está em comunhão com toda a Igreja de Oeiras.










Nenhum comentário:

Postar um comentário