domingo, 3 de junho de 2012

Caminhada da Fraternidade

Serviços Beneficiários

•Lar da Fraternidade
Lar da Fraternidade, criado em 1995, é uma  casa de apoio aos portadores de HIV/AIDS (Lar da Fraternidade) que atende atualmente 280 pacientes (homens, mulheres, crianças), internos ou em acompanhamento. O Lar da Fraternidade tem o objetivo de amparar no amor de Deus, portadores de HIV/AIDS, independente de credo religioso, excluídos pela família e caracterizadamente carentes, oferecendo melhoria na qualidade de vida, através de moradia digna, alimentação equilibrada com acompanhamento dietoterápico, assistência médico-farmacêutica, assistência sócio-pscológica, enfermagem, atividade física, lazer, assistência espiritual cristã e o que é mais importante a reinserção familiar do portador.
O Lar da Fraternidade é mantido, principalmente, através dos recursos da Caminhada da Fraternidade.  Com a Caminhada da Fraternidade é possível manter a estrutura do Lar em pleno funcionamento com a aquisição dos alimentos necessários; pagamento de funcionários; pagamento de contas como água, luz, telefone, gás de cozinha; aquisição de combustível e manutenção do transporte; compra de vale transporte para pacientes; entre outros benefícios.
Endereço: Rua Goiás, 731 – Ilhotas Fone: (86)3221 –2230 vejas algumas fotos
•Lar de Misericórdia
O Lar de Misericórdia, inaugurado em dezembro de 1996, surgiu com o propósito de abrigar pessoas carentes que vêm em busca de tratamento de saúde em Teresina. O Lar possui infra-estrutura para acomodação dos doentes, bem como dos seus acompanhantes.
Administrado por casais do movimento de Encontro de Casais de Teresina. Neste local os pacientes têm alimentação saudável, além de auxílio para os encaminhamentos necessários no momento da realização do tratamento. Normalmente, cada paciente da ASA (Ação Social Arquidiocesana) fica cerca de 30 dias no Lar, mas tudo depende da enfermidade e do nível de complexidade do tratamento. Alimentação é mantida através de doações e parcerias da ASA com a comunidade.
Com os recursos da Caminhada da Fraternidade foi possível a ampliação dos atendimentos no Lar de Misericórdia. Somente em 2004, o Lar recebeu 211 pacientes e 120 acompanhantes que receberam todo o atendimento necessário para o tratamento de suas enfermidades. Também foi possível a reforma da Capela; aquisição de eletrodomésticos e móveis; e manutenção da alimentação e do veículo para transporte dos pacientes. Outro fato importante foi o considerável aumento de número de visitas e de  doações após a divulgação do Lar de Misericórdia nas ações da Caminhada da Fraternidade.
Endereço:  Av. Dom Severino, 2451 Bairro de Fátima. Fone: (86) 32324868. vejas algumas fotos
•Centro Maria Imaculada
O Centro Maria Imaculada de Reabilitação de Hansenianos desenvolve um trabalho de fundamental importância no processo de reabilitação do portador desta enfermidade, buscando além da cura, o fim do preconceito, através de informações eficazes e de uma ação solidária e de valorização da pessoa humana. Com infra-estrutura completa de atendimento, o Centro conta com laboratório de análise, centro cirúrgico, farmácia, sala de curativos, salas e ginásio de fisioterapia, odontologia e outros espaços destinados ao atendimento.
Possui uma sapataria especializada em calçados artesanais com palmilhas fabricadas com material próprio para o uso exclusivo dos hansenianos. Também faz adaptações em sapatos e pequenos consertos.  A Caminhada da Fraternidade deu um novo ânimo aos serviços do Centro, pois com os recursos destinados à Casa foi possível a reforma da sede, incluindo o Centro Cirúrgico; a aquisição de aparelhos de fisioterapia; além do auxílio financeiro constante para a manutenção de seus serviços.
Endereço: Rua 19 de novembro, 4370 – Real Copagre Fone: (86) 3225 – 1766 vejas algumas fotos
•Projeto Periferia
 O Projeto Periferia, mantido pela Ação Social Arquidiocesana, com 17 anos de atuação junto às regiões mais carentes de Teresina, desenvolvendo ações de promoção e garantia da proteção integral de crianças e de adolescentes em suas próprias comunidades.
O projeto atende atualmente 38 comunidades na zona urbana e rural de Teresina e a mais de  4. 264 crianças e adolescentes, desenvolvendo ações na linha de atividades complementares à escola formal, em turnos contrários ao horário da escola formal, buscando reduzir a evasão escolar e a repetência, através da ação direta do setor pedagógico.  Além do reforço escolar, baseado no método construtivista, são oferecidos ainda  Programa alimentar; Acompanhamento social, psicopedagógico e psicológico à criança e ao adolescente, extensivo à família; monitoramento da freqüência e do desempenho escolar; e atividades complementares, como dança, teatro, capoeira, etc. O Projeto Periferia atua também em 11 creches, atendendo a 486 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos.
A Caminhada da Fraternidade é de fundamental importância para o Projeto Periferia, pois através de seus recursos são garantidos os mecanismos para a manutenção dos 38 centros da periferia de Teresina.     
Endereço: Av. Frei Serafim, 3200. Centro Pastoral Paulo VI  - Fone: (86)3222 2051
•Casa Frederico Ozanan
A Casa Frederico Ozanan é uma entidade de caráter beneficente e de assistência social, sem fim lucrativo. Seu objetivo principal é amparar pessoas idosas, proporcionando-lhes uma vida digna.  O abrigo tem capacidade para 44 idosos. Eles recebem assistência médica, material e espiritual, lazer e serviço funeral. A assistência médica é prestada através dos serviços de médicos voluntários, que semanalmente comparecem à Casa, além de atendimento em seus consultórios. 
Os recursos da Caminhada da Fraternidade permitiram a ampliação das instalações da Casa Frederico Ozanan com a construção de um pavilhão para fisioterapia e aquisição de aparelhos para o mesmo; construção de um salão de beleza, que auxilia na elevação da auto-estima dos idosos; e construção de uma lavanderia mais ampla e aquisição de novas máquinas de lavar roupa.
Endereço: Rua Des. Pires de Castro, 2137/N - Primavera, Fone: (6) 3223-0018

Nenhum comentário:

Postar um comentário