sábado, 4 de maio de 2013

Celebração do 10º aniversário de Dedicação da Igreja Catedral de N. S. Das Dores

Os lugares da celebração da fé cristã (basílicas, catedrais, igrejas...) começaram a surgir a partir do século IV. As festas da dedicação e consagração de uma igreja ou de um altar, desde seus primórdios até hoje, sempre tiveram e conservam em caráter festivo.
A Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. Mas só foi elevada à categoria de Catedral diocesana em 1901 com a criação pelo Papa Leão XIII, da diocese do Piauí, com sede e Teresina. Em 1952 tornam-se sede metropolitana com a elevação de Teresina a arquidiocese. Em 2003, 102 anos depois da criação da diocese, é que aconteceu a festa da dedicação de catedral. Foi presidida por Dom Celso José, hoje arcebispo emérito.


No ultimo dia 20 de fevereiro, foi comemorado, numa solene celebração eucarística, às 19 horas, o 10º ano da dedicação da catedral Nossa Senhora das Dores. A missa foi presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, e concelebrada por muitos padres e grande quantidade de fies vindos das muitas paróquias de Teresina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário