Um lugar onde inúmeras histórias se cruzam, aflições encontram amparo e problemas, solução. Assim pode ser definida a Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Paróquia de São José Operário, vila Operária, zona Norte de Teresina.
A novena acontece todas as terças-feiras, das 5h50 às 20h, sempre com a igreja lotada. Na última terça-feira (4), mesmo com todos os padres da paróquia em retiro espiritual e com a novena sendo celebrada por ministros da eucaristia, leigos, o número de fieis não diminuiu.
“Os padres fazem retiro uma vez ao ano, na vice-província redentorista de Fortaleza. No entanto, não há descontinuidade na programação da paróquia. As missas são celebradas por padres de outras paróquias e as novenas por ministros da eucaristia. O interessante é que a fé da comunidade não se altera, independente da presença dos padres. As pessoas vêm aqui pedir, agradecer, rezar, encontrar-se com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, comenta Francisco das Neves Oliveira, sacristão da paróquia de São José Operário há 15 anos.
De acordo com o sacristão, não é possível dizer com exatidão quantas pessoas frequentam semanalmente a novena: “Só sabemos que a igreja fica lotada em todos os horários. Cada um encontra, em meio a seus afazeres, um horário que contemple suas necessidades. A estimativa que fazemos é pelo número de hóstias distribuídas na comunhão: uma média de 12 mil a cada terça-feira. Mas isso não representa o número de frequentadores, já que muitas pessoas não participam da comunhão”, explica Francisco das Neves Oliveira.
Para garantir a segurança da igreja e dos fieis, a Paróquia de São José Operário possui nove câmeras de segurança, que acompanham toda a movimentação dentro e fora da igreja.
“A igreja foi alvo de furtos e vandalismo, por isso foi necessário instalar câmeras de segurança. Monitoramos todo o entorno da igreja e seu interior por meio desse equipamento e contamos com a ajuda da Polícia Militar, que faz o policiamento ostensivo nas imediações da paróquia, especialmente nos dias de maior movimento. Isso faz com que os fieis se sintam seguros para se concentrar nas orações e elevar seu pensamento a Deus. Ao mesmo tempo, protege a igreja de ações de pessoas mal intencionadas e vândalos”, considera Francisco das Neves Oliveira.
A secretária Luiza Alves dos Santos participa da novena assiduamente há um ano. Para ela, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a responsável pela melhora de vida de sua família.
“Fiz uma promessa para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ela não só me atendeu, como encheu de bênçãos a mim e a minha família. Hoje temos boa saúde, meu sobrinho de 17 anos passou no vestibular para Odontologia, tudo por intercessão de Nossa Senhora. Não falto às novenas, tenho muito a agradecer”, diz Luiza Alves dos Santos.
Sem se deixar fotografar, Luiza Alves dos Santos declara que percebe pequenos milagres em seu cotidiano: “A cada vez que venho à novena, minha fé aumenta. Peço a Deus que seja sempre assim: que ele aumente minha fé e mostre os caminhos por onde devo andar. É fácil perceber milagres em nosso dia a dia, basta ter vontade de enxergar. Sei que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está sempre olhando por mim, e é ela quem me mostra a solução para problemas, o alento para as dores, o consolo para as aflições e a alegria agradecida das vitórias”, completa.
O poder da oração em família
Josué e Ediane Lima são casados há oito anos e fizeram da Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro uma tradição familiar. Os dois vão juntos à igreja e acreditam que esse costume fortalece sua união conjugal.
“A gente faz tanta coisa durante o dia e sempre acha que não tem tempo para fazer tudo. Mas para Deus sempre deve haver um tempo. Fazemos questão de participar da novena, para rezar juntos, agradecer as graças recebidas e fortalecer a nossa caminhada. Frequentamos também missas e atividades religiosas em outras paróquias e procuramos fazer de nossas vidas um testemunho verdadeiro diante de Deus”, declara Ediane Lima.
Para Josué Lima, participar do novenário na Vila Operária é uma forma de estar mais próximo de Deus: “É muito bom ouvir a palavra de Deus, os ensinamentos de Cristo. O momento de oração é o instante em que paramos para agradecer tudo o que recebemos diariamente e para expor nossas aflições. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não desampara quem pede a ela com fé. Estar próximo da mãe de Jesus é estar também perto do filho. Acredito que a novena solidifica as bases da minha família e nos ajuda a refletir sobre nossas atitudes, pensamentos e palavras. É um encontro com Deus, com nosso interior e com os irmãos, a comunidade”, opina.
Sidney Gomes é garçom e participa da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro há 10 anos, sozinho ou em companhia da família. Para Sidney, a novena é feita especialmente para ele.
“Fico impressionado como a leitura dos textos bíblicos toca sempre um ponto sensível em nossa vida. É como se o celebrante soubesse o que estou passando naquele momento e falasse diretamente a mim. Isso mostra como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai abrindo os nossos caminhos e mostrando a solução para o que nos aflige”, considera Sidney Gomes.
Mas não basta pedir. É preciso merecer. Pelo menos essa é a opinião de Sidney Gomes: “Já pedi muitas coisas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ela sempre me atendeu. Não porque eu seja melhor que os outros, ou mereça mais, mas porque procuro estar sempre em sintonia com Deus. Estar na novena nos ensina a manter o coração bom, a fazer por merecer a graça que desejamos. Basta entrar na igreja e já me sinto melhor. É na novena que encontro soluções para problemas que julgava insolúveis. Eu posso até chegar aqui triste e desanimado, mas quando a novena termina, eu volto para casa renovado, com a confiança de que tudo dará certo. E dá mesmo”, conta.
O encontro da segurança Regina Sousa com o novenário a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aconteceu num momento de muita aflição. Regina e o marido tinham sofrido um acidente e ficaram feridos; o marido mais gravemente.
Regina Sousa então rogou à santa pela saúde de seu marido, pedindo que ele não ficasse com seqüelas e pudesse exercer sua profissão de operador de máquina pesada. O pedido foi atendido e desde então Regina Sousa frequenta a novena perpétua, sem faltar uma terça-feira.
“Já faz um ano e três meses que assumi o compromisso com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para estar aqui, nessa igreja, toda terça-feira. Quando sei que o dia será muito corrido, venho logo cedo. Do contrário, compareço no final da tarde, ou mesmo à noite, para fazer minhas orações e agradecer. O importante é que eu espero pelas terças-feiras com ansiedade, porque me sinto muito bem em participar da celebração da novena. Não importa se está muito calor, nem se ficarei sentada ou em pé. O importante é estar aqui, em comunhão com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A segurança diz ainda que o novenário mudou sua forma de encarar a vida e a transformou para melhor: “Antes eu só queria saber de diversão e brigava muito com meu marido. Depois que passei a frequentar a novena, descobri que meu problema era falta de paz interior e Nossa Senhora me fez mudar muitas coisas que estavam erradas em mim. Foi ela quem abriu meus caminhos e me ajudou financeira e espiritualmente e na vida conjugal”, considera Regina Sousa.
Regina Sousa credita à Nossa Senhora ter conseguido fazer curso de capacitação em segurança patrimonial, bem como a conquista da paz em família.
“É impressionante: se estou estressada e venho à novena, saio bem melhor, dando o devido valor a tudo o que me acontece. Nos dias depois da novena, sempre acontecem coisas boas, como se fosse pra me lembrar permanentemente que Nossa Senhora não se esquece de mim. Hoje vivo bem com meu marido, conseguimos realizar o que almejamos e passei a valorizar o que realmente importa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fez de mim uma pessoa melhor, tenho certeza”, declara Regina Sousa.