quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fiéis celebram 18 anos da paróquia durante tradicionais festejos do Poty Velho (festa de São Pedro -Atrasado)

Os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Forania Norte da Arquidiocese de Teresina celebraram na noite desta segunda-feira (27), os 18 anos de fundação da paróquia. O momento festivo aconteceu durante a novena dos tradicionais festejos de São Pedro, na comunidade do Poty Velho.

A missa campal realizada na praça do bairro Poty Velho contou com a presença de centenas de fiéis e foi celebrada pelo Frei Aguiar (pároco), Pe. Leonildo Campelo e Pe. Clodomiro de Sousa.
Durante a solenidade, Frei Aguiar lembrou um pouco da história de criação da paróquia N. Senhora do Perpetuo Socorro, ocorrida oficialmente em 27 de junho de 1993. Na época, o então Arcebispo Dom Miguel Fenelon Câmara decidiu desmembrá-la da paróquia de São José Operário tornando-a uma nova paróquia.

“É importante destacar o trabalho missionário dos padres que por aqui já passaram e contribuíram com os avanços pastorais e, sobretudo no trabalho de evangelização. O primeiro vigário paroquial foi o padre José de Pinho (1993-2005). Depois assumiu os serviços, o padre André Negreiros (2005-2009) e desde 2010 estou à frente desta paróquia”, afirma Frei Aguiar.

Pe. Leonildo Campelo que se diz ‘filho da paróquia’ afirma que começou a sua formação catequética ainda no inicio da paróquia com o Pe. José de Pinho. Para ele, a data enaltece o compromisso da Igreja local pela evangelização. “Apesar dos obstáculos enfrentados ao longo da caminhada, podemos dizer que a Igreja cumpre a sua missão anunciando um Jesus Vivo e presente no meio do povo”, afirma com entusiasmo.

A ministra da Eucaristia, Conceição de Maria também comemora com alegria os 18 anos da paróquia. Ela lembra com orgulho que o seu filho Eduardo despertou no serviço pastoral da Igreja a vontade de servir mais intensamente ao Projeto de Deus. O jovem entrou numa congregação religiosa e está estudando para ser padre, conta Dona Ceiça, como é conhecida.

A Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é formada pelas comunidades: Mafrense (Matriz), Itaperú, Nova Brasília, Alto Alegre e Poty Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário