terça-feira, 12 de julho de 2011

Aberta XXI Assembléia de Pastoral NEIV

Teve inicio na noite de quinta-feira (07) a XXI Assembléia Pastoral da CNBB – Regional Nordeste IV, no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.
A Assembléia Pastoral Regional é o órgão auxiliar consultivo de que se serve o Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER).
O tema de estudo desta Assembléia são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Brasil, para o quadriênio 2011-1015. As Diretrizes em estudo, foram aprovadas pela última Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida, em maio deste ano.
As Diretrizes atualizam as ações da Igreja em conformidade com as mudanças de época e transformações radicais na totalidade da existência, que, muitas vezes provocam perplexidade, ameaçam a vida e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus. As Diretrizes nos levam a perceber os sinais dos tempos e os desafios que neles se manisfestam.
Encontram-se reunidos todos os Bispos das Dioceses Piauí que formam o Regional Nordeste IV da CNBB, os coordenadores diocesanos de pastoral, membros do Conselho Regional do Clero, coordenadores regionais de pastoral, organismos e movimentos.
A XXI Assembléia está sendo assessorada por Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís, no Maranhão, e Vice-Pesidente da CNBB. Dom Belisário foi um dos responsável pela redação das atuais Diretrizes.
Na abertura da XXI Assembléia Pastoral, Pe. Luiz Eduardo, Secretário Executivo motivou a Assembléia o acolhimento, no Regional Nordeste IV, da nova Presidência do CONSER: Dom Alfredo Schaffler – Bispo de Parnaiba, Dom Juarez Silva - Bispo de Oeiras e Dom Plinio Luz – Bispo de Picos, respectivamente Presidente, Vice-Presidente e Secretário.
A comunidade da Vila Irmã Dulce acolherá neste sábado os participantes da Assembléia para a Eucaristia desse dia. A celebração na comunidade já é uma tradição das Assembléias do Regional e um modo de todo aqueles que participam desse acontecimento eclesial, sentirem um pouco das realidades e da vida do povo.
A XXI Assembléia Pastoral Regional continua até o dia 10. O encerramento se dará com A celebração Eucarística presidida por Dom Juarez, na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário